Sinistro: o que fazer nessa situação

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O sinistro de auto é todo e qualquer dano ou prejuízo a um bem segurado. Quando acontece um acidente, por exemplo, pode acontecer o sinistro. Mas, nesses casos o melhor a fazer  é manter a calma e entrar em contato com a corretora, caso tenha alguém ferido, ligue para a emergência para prestar os primeiros socorros. De modo geral, o sinistro acontece quando se bate o carro de forma involuntária, sendo que havia contratado a cobertura para colisões.   Por isso, confira a seguir o que fazer em casos de sinistro, o que é sinistro com perda parcial, o que é sinistro com perda integral, quais são os procedimento  e a importância de se prevenir contra imprevistos que possam acontecer. 

Leia também: Seguro de automóveis em Cascavel: principais dúvidas sobre o assunto

O que fazer em caso de sinistro 

O sinistro acontece quando acontece acidente de forma involuntária, sendo que o bem seja segurado. Por isso, quando um sinistro for provocado por você, procure entrar em contato com a seguradora para tomar as primeiras providências cabíveis, a partir desse momento, de acordo com o a cobertura, caso seja necessário um guincho será acionado. 

No entanto, quando o sinistro for causado por outro condutor, procure conversar de forma que seja possível resolver os fatos, nesses momentos é muito importante manter a calma e a compreensão. Para melhor compreender as vantagens de contratar um seguro de auto em casos de sinistro e que existem duas maneiras para receber a indenização da seguradora: parcial e integral.

Sinistro com perda parcial

Aproveitando o gancho do tópico anterior, existem duas formas de ser indenizado, no caso do sinistro com perda parcial, caracteriza quando os danos que o carro sinistrados podem ser reparados em uma oficina. Situações como essas, o carro e consertado em um valor abaixo de 75% da avaliação do carro, do contrário, trata-se de perda total. Para isso, uma avaliação é realizada, para verificar os custos e quais medidas deverão ser tomadas, sempre de acordo com a apólice de seguro. 

Sinistro com perda total 

Agora que explicamos as procedências do sinistro com perdas parciais ficou mais fácil de compreender os mecanismos do sinistro com perda total. É válido ressaltar que para essa modalidade, os custos provocados pelos danos devem ser maior que 75% do valor do veículo, arcando com o prejuízo integral do carro sinistrado.  

Importância de se prevenir 

Nunca estamos totalmente livres de imprevistos que possam ocorrer no dia a dia, seja na estrada, casa, emprego ou até mesmo em momento de lazer, ou seja, quando menos esperamos. 

Contudo, quando os temidos imprevistos acontecem, proporcionam sensações desgastantes, principalmente em períodos propensos, atrasando compromissos. De modo geral, contar com uma corretora de seguros é   estar preparado para determinadas situações e poder resolvê-las sem maiores esforços. 

Quando contratamos um seguro, estamos zelando pelo futuro, mesmo porque nunca vemos uma pessoas contratar os serviços após que o estrago está feito, talvez até contrate, para se prevenir contra imprevistos futuros. 

Aproveite para revisar a apólice do seguro de seu carro, verifique se as coberturas estão atendendo às suas necessidades, caso precise fazer alterações, você pode retirar o que não esteja agregando e adicionar outros quesitos que ao seu ver seja mais assertivo.  

Quer saber mais sobre seguro?  Faça agora mesmo uma simulação, acesse: https://coteseuseguro.com/seguros/#seguroauto

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br