Seguro De Residência Para Imóvel Alugado: Como Funciona?

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
seguro de residência

Ao adquirir uma casa, um apartamento ou algum outro imóvel residencial, é comum muitas pessoas sentirem a necessidade de buscar um seguro de residência. No entanto, para muitos pode surgir a seguinte dúvida: Como funciona o seguro residencial para um imóvel alugado?

Pode ser uma pergunta comum, afinal de contas, muitas pessoas julgam ser mais econômico alugar um imóvel do que realizar um financiamento, e acabam optando por essa modalidade.

Mas mesmo um imóvel alugado acaba sendo nossa casa, ainda que de forma temporária. Por isso, queremos zelar por ele, além de manter nossos bens e nossos familiares protegidos.

Por isso, nesse artigo iremos discorrer acerca do seguro de residência em imóveis alugados, para você entender como funciona e saber como fazer uso desse seguro para sua casa/apartamento alugado.

Seguro Residencial Cobre Imóvel Alugado?

Muitos podem ter essa dúvida inicial. Antes de saber como esse tipo de seguro funciona, é importante saber se ele cobre imóvel alugado. E a resposta é…Sim, ele cobre. 

Assim como em um imóvel próprio, o seguro de residência cobre danos causados em um imóvel alugado.

Como Funciona?

Funciona como em um seguro residencial em uma residência própria. A franquia do seguro é paga e ele oferece a cobertura básica de um seguro de residência. 

Sendo assim, ele irá cobrir danos causados ao imóvel, como incêndio, desastres naturais, desastres causados por terceiros, entre outros.

Ele também pode cobrir os pertences pessoais do segurado em caso de roubos e furtos, como eletrodomésticos, TV, computador, mobílias, sofá, cama, etc…Resumindo, ele funciona como qualquer seguro de residência.

Quem Irá Pagar? O Proprietário ou o Inquilino?

Essa é uma dúvida que pode surgir, quem irá pagar a franquia do seguro de um imóvel alugado? O proprietário desse imóvel ou o inquilino que está alugando-o?

De acordo com a Lei do Inquilinato, a responsabilidade de pagar o seguro residencial é do proprietário do imóvel. No entanto, o mais comum é que ocorra um acordo entre o proprietário e o inquilino.

Por exemplo, é possível que o proprietário pague o valor do seguro e cobre esse valor no aluguel, ou o inquilino e o proprietário podem fazer um acordo do valor do condomínio ser reduzido, e em compensação o inquilino arca com os valores do seguro.

O ideal mesmo é que os dois façam algum acordo e que tudo fique claro na hora do aluguel. Se você já alugou o imóvel e quer fazer um seguro, o melhor a fazer é conversar com o proprietário do seu imóvel, e assim, chegarem a um acordo em comum.

E se o Condomínio Que Eu Moro Tiver Seguro De Condomínio?

Outra dúvida que pode surgir. Muitas pessoas que moram em um imóvel alugado estão em um condomínio, que pode ou não ter seguro de condomínio.

Iremos discorrer com mais detalhes sobre o seguro de condomínio em outro artigo, mas respondendo a pergunta: “Se o condomínio que eu moro tem um seguro, ainda assim vou precisar fazer um seguro de residência?”

A resposta é…Sim. Isso porque o seguro condomínio não cobre danos causados ao imóvel que você mora, mas apenas danos causados à áreas comuns do condomínio, como: Salão de festas, academia, churrasqueira, área de lazer e outras áreas assim.

Por isso, mesmo que o local onde você more tenha um seguro condomínio, ainda assim é importante se prevenir e fazer um seguro residencial. 

Gostou do artigo? Se tiver mais dúvidas acerca de seguro de residência e outras modalidades de seguro, venha conferir os artigos de nosso blog, onde esclarecemos várias dúvidas desse tema.

A PS Seguros oferece seguro residencial, que cobre imprevistos e danos que podem trazer sérios problemas para você e para sua família. Fornecemos seguros personalizados para cada demanda e necessidade.

Além disso, fornecemos atendimento rápido e suporte ao cliente pelo Whatsapp, para que você possa entrar em contato conosco com mais facilidade e praticidade.

Quer Saber Mais Sobre a PS Seguros? Entre Em Contato Conosco

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br