Quando trocar o óleo do carro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
troca de óleo

O óleo ajuda a lubrificar, limpar o motor e a melhorar o desempenho do automóvel. No entanto, muitas vezes a troca óleo passa batida ou não sabemos ao certo, o período ideal para fazer a troca. É muito comum escutarmos por aí essa dúvida. Como aqui queremos sempre ajudar, preparamos um artigo com conteúdo completo respondendo as principais dúvidas sobre esse assunto.  

Leia também: Seguro Cascavel: 5 curiosidades sobre o seguro de veículos em Cascavel

Quantos km pode passar o óleo

O óleo assim como qualquer outro fator que tenha uma vida útil, precisa ser trocado. Com isso, troca deve ser feita de 5.000 Km a 10.000 Km, o que pode variar de seis a 12 meses. Mas essa questão pode mudar conforme o motor de seu veículo, podendo exigir trocas mais frequentes ou menos frequentes. Mas realizando a troca neste período de tempo não tem erro!

Para melhor compreender, quando o óleo não é trocado no período certo, o motor pode superaquecer com frequência, resultando em uma vida útil menor ou até mesmo fundi-lo. Conforme falamos no início do artigo, o óleo serve para lubrificar e limpar  o motor, sem a manutenção adequada, automaticamente, o acúmulo de borras no motor impedirá o seu pleno funcionamento.   

Quantos km pode rodar com óleo vencido motor?

Conforme ressaltamos no tópico anterior a troca deve ser feita de 5.000 Km a 10. 000 Km, o ideal é que realmente seja feita a troca nesse intervalo. Caso a manutenção não seja feita, problemas básicos podem ser agravados, gerando grandes despesas futuras.

Mesmo que o seu carro não rode muito a troca de óleo se faz necessária para manter a vida útil e o desempenho do automóvel. No entanto, os carros que mais circulam devem dobrar os cuidados! 

Sintomas de óleo velho no motor

Preste atenção nos sinais que o seu carro apresenta, essa é  uma dica valiosa para saber quando o óleo está sujo. Entre os principais sinais estão o aumento no consumo de combustível, mal funcionamento no motor e trepidações.  Quando a manutenção não é feita os disjuntores podem ficar entupidos, elevando a temperatura do carro.

Confira a seguir os tipos de óleos e verifique qual é indicado para o seu veículo:

  •  Óleo Mineral  – esse tipo de óleo é indicado para veículo  com pelo menos 3 anos de uso.
  • Óleo Sintético –  esse tipo de óleo e indicado para carros novos,  garantindo maior limpeza na região do motor, resultando em um bom desempenho.

Portanto, quando comparados, devido a maior proteção, o óleo sintético tende a ser melhor, proporcionando uma limpeza mais profunda, garantindo mais vida útil ao motor. Contudo, o tempo do carro também deve ser levado em consideração, por isso, quando os carros são mais velhos, recomenda-se utilizar o óleo mineral. Caso o óleo sintético seja utilizado em um motor mais velhos, o vazamento pode causar vazamento nas juntas, com o tempo pode comprometer as peças.

Gostou do conteúdo? Para mais informações, acesse:  https://coteseuseguro.com/

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br