Por que seu seguro de carro ficou mais caro?

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Por que seu seguro de carro ficou mais caro?

Sua apólice atual do seguro de carro acabou vencendo, e você pediu para o nosso corretor fazer uma renovação do seu seguro de carro para que seu bem fique protegido contra roubo, e possa também contar com as garantias em caso de algum acidente ou sinistro.

Mas a surpresa veio com uma proposta acima do valor que você já estava pagando no ano anterior, mesmo utilizando a questão dos bônus, sua apólice de seguro de carro ainda assim acabou aumentando.

Mesmo tendo bonus na renovação o seu seguro pode ficar mais caro sim
Mesmo tendo bonus na renovação o seu seguro pode ficar mais caro sim

Veja aqui 9 motivos para que isso possa acontecer, pra que você não fique com a pulga atrás da orelha somente achando que o corretor está querendo lucrar em cima de você.

1.    Infrações de trânsito contam na renovação do seguro de carro

Bons motoristas são recompensados, então se você recebeu alguma multa no ano anterior, mesmo que seja de estacionamento ou de algum radar, isso vai influenciar na sua renovação.

Quem não tem pontos na carteira costuma receber desconto da seguradora na renovação do seguro de carro.

2.    A família do motorista também influencia na renovação do seguro de carro

Se você tem filhos pequenos, crianças ou jovens adolescentes, paga menos no seguro de carro do que pessoas sem filhos.

Se você tem filhos adolescentes, seu seguro pode ficar mais caro
Se você tem filhos adolescentes, seu seguro pode ficar mais caro

Uma explicação pra isso é que, na teoria, quem trafega com os filhos no carro, costuma dirigir com mais calma no trânsito e não fica se aventurando em ruas perigosas.

3.    O sexo do motorista é um dos pontos na avaliação da seguradora

Mulheres se envolvem em mais sinistros, mas com intensidade menor. São pequenos arranhões bem mais simples de resolver.

Já os homens tendem a ter menos acidentes, mas a intensidade é muito maior, tendo as maiores taxas de percas totais de veículos, e com isso a seguradora tem mais riscos. É por isso que os homens pagam mais caro no seguro do veículo.

Uma explicação comum para isso, é que as mulheres seriam mais cuidadosas no trânsito, e procuram não dirigir à noite, evitando sair com o carro.

As mulheres já tiveram muito mais desconto no seguro de carro
As mulheres já tiveram muito mais desconto no seguro de carro

Mas à medida que as mulheres foram ganhando espaço no mercado de trabalho fora de casa, passaram a buscar especializações e cursos, e também a sair mais à noite de carro, essa diferença de sinistralidade foi caindo, mas ela ainda existe.

Com isso mulheres costumam pagar um pouco mais barato que os homens.

4.    O tipo de carro que o motorista tem

Se o condutor busca modelos de veículos que tem mais visualização pra roubo por parte dos assaltantes, nestas regiões podem ter o valor da cobertura da apólice de seguro do carro, um pouco mais caro.

O valor do seguro de carro também tende a aumentar para veículos que tenham um valor pra reparo muito caro, como os que demandam peças importadas, carro antigos que não possuem mais peças de reposição, e também os veículos que já saíram de linha e não tem mais produção original de peças.

Carros blindados ou importados com mais de cinco anos são aceitos por poucas seguradoras, e quando são, o prêmio costuma ser bem elevado.

5.    O uso do veículo por parte do condutor

Motoristas que só usam o carro de vez em quando, como por exemplo, pra ir no mercado e visitar os pais fim de semana, tem o valor do seguro mais barato do que aqueles que utilizam o veículo diariamente, para ir e voltar do trabalho, ou se locomover pra faculdade.

Se você utiliza seu veículo pra trabalho, o seguro terá aumento também
Se você utiliza seu veículo pra trabalho, o seguro terá aumento também

Já aqueles que usam o carro como ferramenta de trabalho, como por exemplo um vendedor ou um representante, tem valores mais caros de apólice, pois o veículo é a sua ferramenta de trabalho, e estará correndo muito mais risco do que o que utiliza o carro pra simples locomoção.

Algumas seguradoras chegam a recusar esse tipo de cliente.

6.    O local onde o motorista mora

A residência do condutor também influencia no valor final da proposta de seguro de carro. O tipo de residência e o bairro onde o motorista mora, também são fatores considerados pelas seguradoras, que pesam no cálculo do prêmio.

Quem mora em apartamento ou condomínios fechados, com garagem, tende a pagar menos que o motorista que mora em casa de frente pra rua, ainda que esta tenha garagem.

Em prédios e condomínios fechados, os veículos ficam menos expostos aos olhares dos marginais, e geralmente tem vigilância de porteiro, ou eventuais equipamentos de segurança, como sensores, câmeras e alarmes.

Já em casa de frente pra rua, a entrada e a saída da garagem são mais lentas, visíveis e há menos vigilância.

Motoristas que moram em bairros com índices maiores de roubos e furtos de carros também pagam mais.

7.    O local onde o carro costuma ser estacionado a noite ou no trabalho

Se você tem uma garagem privativa pro carro passara noite, e no trabalho você deixa seu carro em um estacionamento, então na avaliação da seguradora, você vai pagar mais barato do que quem costuma deixar o carro na rua.

O local onde o carro passa o dia ou a noite também influencia no valor do seguro
O local onde o carro passa o dia ou a noite também influencia no valor do seguro

Se o bairro em que o veículo fica estacionado tiver altos riscos de roubo e furto, a seguradora pode até mesmo recusar fazer a sua apólice por questão de risco elevado.

8.    A idade do motorista e dos seus filhos importa muito na questão do seguro de carro

Motoristas que tem idade maior do que 25 anos, pagam menos que aqueles com idade entre 18 e 25 anos. O índice de acidentes, reparos e sinistros entre jovens é muito alto. Pode ser talvez pela inexperiência, ou também pela ousadia e auto-confiança.

Algumas seguradoras dão desconto para quem tem mais de dez anos de habilitação, mas no geral, o tempo de habilitação pesa menos que a idade. O motorista com mais idade, mesmo que tenha feito a sua carteira a pouco tempo, ainda costuma pagar mais barato que o jovem com menos de 25 anos.

Entretanto, se você for fazer a apólice de seguro para o seu carro, e mora com jovens com idade entre 18 e 25 anos, então infelizmente você verá o seu seguro ficar mais caro do que o normal, mesmo que esses jovens não sejam motoristas habituais do seu veículo. A seguradora entende que eles podem, em alguma ocasião, pegar o carro, nem que seja em uma emergência, elevando o risco de acidentes.

Ainda sobre os motoristas eventuais, é importante na hora de contratar o seguro de carro, informar isso ao corretor de seguros, para que seja feita uma cobertura específica para esses motoristas eventuais mais jovens.

Se um roubo ou acidente ocorrer com eles ao volante, o sinistro não estará automaticamente coberto, mesmo que a seguradora saiba que o segurado mora com um jovem menor de 25 anos.

9.    O estado civil do condutor

Por mais incrível que isso possa parecer, o estado civil do motorista também tem influência no preço do seguro do seu carro.

Solteiros e divorciados pagam mais do que os casados. O índice de sinistros entre os não casados talvez seja maior, porque pessoas solteiras tendem a ter uma vida social mais ativa, com maior utilização do carro.

Se a sua renovação de apólice de seguro de carro aumentou do último ano, agora você já sabe alguns pontos que a seguradora verifica, antes de fazer a cotação.

E se você ainda não entendeu porque o seu seguro aumentou, fale com a nossa equipe. Vamos realizar uma nova cotação pra você, e te explicar certinho todas as avaliações que a seguradora fez pra gerar este valor de apólice.

A PS Seguros oferece seguro para carros, que cobre colisão, batida, acidente, roubo, furto entre outros imprevistos que podem trazer grandes problemas para você e sua família. Temos planos de seguros personalizados para cada demanda e necessidade.

Além disso, fornecemos atendimento rápido e suporte ao cliente pelo Whatsapp, para que você possa entrar em contato conosco com mais facilidade e praticidade.


Quer saber mais sobre a PS Seguros? Fale agora com a nossa equipe.
Telefone: (45) 3096-4746
Whatsapp: (45) 9 9832-2325
Endereço: Rua Gaspar Dutra 220 – Bairro Maria Luíza – Cascavel – PR

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br