Nova Lei de Trânsito 2021: tudo que você precisa saber

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
nova lei de transito

A Nova Lei de Trânsito já está valendo em todo o território nacional e começou a ser aplicada no dia 12 de abril deste ano (2021).

Essa nova lei veio com o objetivo de flexibilizar as punições em algumas questões, mas também tornou a legislação mais rígida em diversos pontos, o que faz com que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre o que muda a partir de agora, por isso hoje trazemos mais informações para que você não cometa algum deslize que gere multas salgadas para seu bolso.

Nova Lei de Trânsito: Validade da CNH

Antes, a validade da Carteira Nacional de Habilitação era de 5 anos para quem tinha menos de 65 anos e de 3 anos para quem tinha mais de 65 anos. Com a Nova Lei de Trânsito, o prazo mudou bastante e ficou ótimo para os jovens que antes precisavam renovar de 5 em 5 anos.

A partir de agora, os motoristas com menos de 50 anos de idade terão de renovar a CNH a cada 10 anos, ou seja, se você tirou sua carteira com 18 anos, só vai precisar renová-la com 28 e assim por diante.

Motoristas com mais de 50 anos ainda precisarão renovar a cada 5 anos e com 70 anos ou mais a frequência se mantém de 3 em 3 anos.

Nova Lei de Trânsito: Suspensão da CNH

Outro ponto que mudou na Nova Lei de Trânsito foi a suspensão da CNH.

Agora o motorista precisa fazer 2 ou mais infrações gravíssimas e mais 20 pontos para ter a carteira suspensa. Antes as infrações gravíssimas já eram consideradas suspensão na certa.

nova lei de transito cnh

Caso o motorista tenha 1 infração gravíssima, o limite de suspensão é de 30 pontos e se não cometer nenhuma infração desse tipo no prazo de 12 meses, o limite total é de 40 pontos.

Nova Lei de Trânsito: Transporte de crianças

A Lei de Trânsito antes previa que a infração de transporte de crianças fora do assento era considerada gravíssima e na nova lei se mantém da mesma forma.

A diferença é que crianças que tenham menos de 10 anos, mas não tenham atingido 1,45 m de altura deverão ser transportadas em cadeirinhas ou assentos próprios. Antes a estatura não fazia diferença na hora da aplicação da multa.

Além disso, o transporte de crianças em motocicletas, motonetas ou ciclomotores passou da idade mínima de 7 para 10 anos.

Nova Lei de Trânsito: Farol baixo em rodovias

Um assunto muito polêmico em 2016 e que agora mudou na Nova Lei de Trânsito diz respeito à circulação com farol baixo ligado durante o dia em rodovias. Antes era obrigatório nas estradas de qualquer forma, agora somente em estradas de pista simples.

Assim sendo, caso você esqueça de ligar o farol baixo e estiver m pistas de faixa dupla, não haverá aplicação de multa.

Nova Lei de Trânsito: Porte da CNH não é mais obrigatório

Se antes você tinha que carregar sua CNH no bolso e quando esquecia em casa e passava por uma blitz era gelo no coração na certa, agora você não vai mais precisar passar por esse filme de terror.

Se ao acessar o sistema, o agente conseguir comprovar pelo seu CPF que você possui CNH, tudo certo, pode seguir seu caminho.

Nova Lei de Trânsito: Prazo estendido para identificar condutor infrator

A Nova Lei de Trânsito também ampliou o prazo para indicar o condutor infrator, assim como também para apresentar a defesa prévia. De 15 dias o prazo passou para 30 dias.

Nova Lei de Trânsito: Bloqueio de licenciamento para quem não fizer recall

Veículos que estiverem com o recall pendente em prazo superior a um ano terão o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é de porte obrigatório, impedido.

nova lei de transito-recall

Antes o recall em aberto não impedia um novo licenciamento. Por isso é bom ficar bem informado caso seu veículo precise de um recall.

A equipe da Cote Seu Seguro está sempre antenada em qualquer novidade e quando você fecha um seguro com a gente, você é informado sobre recalls que sejam necessários para seu veículo.

Faça uma cotação conosco 45 9 9832-2325 vamos avaliar qual é a melhor proposta para você.

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br