Como funcionam as garantias de consórcio em casos de inadimplência?

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Garantias de consórcio

As pessoas normalmente procuram por um consórcio para ajudá-las a realizar um sonho, como por exemplo, comprar uma casa, um carro, pagar uma faculdade, uma viagem, enfim… são “N” os motivos que as levam em busca de um consórcio.

E se você está pensando em entrar para esse time, seja para comprar um imóvel ou automóvel, ou até mesmo já possui um, mas não sabe como funciona as garantias, hoje nós vamos te contar um pouco mais sobre o assunto.

O que é o consórcio?

O consórcio nada mais é do que uma espécie de poupança que vai te ajudar a economizar aquele dinheirinho todo mês para adquirir um bem ou serviço, mas diferente de uma poupança comum, você não pode retirar o dinheiro de lá a hora que bem entender, por isso as pessoas optam por esse estilo de investimento.

Outro fator do consórcio é que ele não é pago por uma única pessoa, mas sim por um grupo que tem o mesmo objetivo e que pagam um determinado valor mensalmente para no fim chegar ao preço total do produto acordado no consórcio.

É importante lembrar que todo mês há um sorteio que contempla um dos consorciados e este deverá continuar pagando o valor fixo do consórcio até o final de seu contrato, caso contrário isso prejudicará os outros participantes que irão encontrar dificuldades em arrecadar o valor suficiente para realizar as contemplações.

Para que servem as garantias do consórcio?

Os consórcios são administrados por instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil que serão responsáveis pela saúde financeira do grupo que contratou o serviço.

As garantias são colocadas pelas administradoras de forma que cubram o saldo devedor em casos onde o contemplado venha se tornar inadimplente.

De modo geral, a garantia é o próprio produto ofertado no consórcio que poderá ficar alienado à administradora até o pagamento do saldo devedor. Outras garantias também podem existir, como outro bem do consorciado ou um fiador.

Essas garantias farão com que outras pessoas do grupo não sejam prejudicadas com esse “furo” que possa existir no consórcio, uma vez que já poderá ser coberto com o ressarcimento e assim garantir que todos possam ser contemplados.

Se eu for contemplado no consórcio, como posso receber o bem ou serviço?

garantias no consórcio

Mensalmente existe uma assembleia onde são feitos os sorteios e lances dos consorciados. Quando contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito que vai permitir a liberação da aquisição do bem ou do serviço.

Essa carta de crédito é um documento entregue ao contemplado que constará o valor integral do consórcio. Em casos de lance, o valor que foi ofertado para a contemplação é descontado do valor integral do consórcio e o restante pode ser utilizado para a compra do bem.

De forma geral, o que eu encontro no contrato de consórcio?

Além das garantias de contemplação, você também encontra outras informações que são importantes no contrato de consórcio, como por exemplo:

  • O produto ofertado no contrato de consórcio, assim como toda a sua descrição e valor;
  • Prazo de duração do consórcio;
  • Número máximo de consorciados;
  • Valores de taxas de administração, fundo de reserva e condições de pagamento;
  • Periodicidade de assembleias para lances e sorteios;
  • Obrigações e multas em casos de descumprimento do contrato.

Atente-se ao ler o contrato de consórcio antes de fechar qualquer negócio para ficar por dentro do que você está contratando!

Aqui na Cote Seu Seguro você pode realizar seu sonho de comprar uma casa ou um carro com nossos consórcios que foram feitos para você.

Fale conosco:

Telefone: (45) 3096-4746

Whatsapp: (45) 9 9832-2325

Endereço: Rua Gaspar Dutra 220 – Bairro Maria Luíza – Cascavel – PR

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br