Corretora De Seguros ou Seguradora: Entenda a diferença

PS Seguros

PS Seguros

Redação PS Seguros

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
corretora de seguros ou seguradora

Na hora de cotar um seguro, algumas pessoas buscam uma corretora de seguros, outras pensam em ir direto da seguradora, e muitas confundem os dois como sendo exatamente iguais.

Embora sejam muito parecidas, e se complementem, uma corretora de seguros é diferente de uma seguradora. De uma forma resumida, a corretora de seguros atua como uma espécie de ponto entre o cliente e a seguradora, que por sua vez é quem cobre danos causados à um bem danificado.

Por isso, muitas pessoas podem acreditar que o serviço na corretora é dispensável, e na tentativa de economizar acabam indo diretamente na seguradora ou em outra instituição que realiza seguros, como um banco.

Embora seja uma opção entrar em contato com a seguradora ou com um banco, o papel da corretora de seguros é fundamental nesse processo. Isso porque ela irá te indicar o seguro certo, que possa suprir suas necessidades e pelo melhor preço.

Abaixo listamos as principais características de seguradoras e corretoras de seguros, suas principais diferenças e quais os benefícios que cada uma te fornece.

Confira também nosso artigo O Que Um Seguro Residencial Cobre?

Seguradora

A seguradora é a instituição que mantém o seu bem (seja carro, moto, imóvel, entre outros) segurado. Na prática, o que ela te vende é a garantia que o seu bem será indenizado em caso de acidentes, furtos, roubos, entre outros incidentes.

Elas são empresas cadastradas em um órgão chamado Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), responsável por todas as atividades envolvendo seguros.

A função da seguradora é pagar o valor necessário para o reparo causado por imprevistos à bens segurados. 

Corretora De Seguros

O papel da corretora de seguros é ser o intermediário entre o cliente e a seguradora. Uma corretora tem contato com várias seguradoras, e conhece os benefícios e as características de cada uma.

Dessa forma, a corretora irá oferecer as melhores opções para cada cliente, conforme as suas necessidades…e claro, conforme a quantia que ele tiver disponível para pagar por um seguro.

Na prática, a seguradora é quem “fabrica” o seguro, e a corretora é o local onde este seguro será vendido para o consumidor final. 

Para descomplicar, poderíamos fazer a seguinte analogia: Se os seguros fossem um carro, a seguradora seria a indústria, e a corretora seria a concessionária. Você pode comprar um carro direto da fábrica para pagar mais barato? 

Na teoria, pode. No entanto, você corre o risco de não encontrar o veículo que você quer por uma oferta boa. Além disso, a burocracia e a complexidade de comprar um carro direto da fábrica tornam esse processo todo impraticável.

Agora, se você for comprar um carro em uma concessionária, você terá uma série de facilidades: Lá, existem inúmeros modelos de carros, cada um com características e benefícios próprios. Você também conta com uma equipe de vendedores que irão te falar em detalhes as características de cada carro (algo que na indústria não tem). 

Além disso, você também pode ter acesso a ofertas especiais, como parcelamento com 30% de entrada (algo que dificilmente você encontraria em uma indústria).

O mesmo vale para a relação “Corretora x seguradora”, você pode considerar como alternativa ir direto da seguradora. No entanto, se você comprar na corretora, irá ter várias facilidades e benefícios, dentre eles:

Uma negociação direta com a seguradora é algo muito complexo e burocrático, e para uma pessoa leiga em seguros, pode ser algo impraticável. Já o corretor é alguém com grande conhecimento sobre os pormenores da contratação de seguros. Ele irá saber qual seguro mais se encaixa com a sua necessidade e  valor que você tem disponível para investir em um seguro.

Além disso, as corretoras possuem contato com várias seguradoras, conhecendo as características e as vantagens de cada uma.

Dessa forma, o corretor irá te representar dentro de uma grande rede de seguradoras, e irá permitir que você tenha o seguro mais adequado para as suas necessidades e por um preço que seja viável para você. 

Gostou? Espero que esse artigo tenha esclarecido as suas dúvidas

A PS Seguros realiza atendimento 24 horas por dia em todos os lugares do Brasil. Dessa forma, independente se você precisou entrar em contato de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada, nós iremos te atender, mesmo que você esteja em outra cidade.

Cotamos seguros de vida, de residência e de automóveis, trazendo mais segurança para você e sua família. Quer Saber Mais? Fale Conosco

Horários

De segunda à sexta-feira
das 08h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00

Nós estamos aqui

Rua Gaspar Dutra 220, Bairro Maria Luíza
Cascavel-PR
Telefone: 45 9 9832-2325
Email: patrick@pscor.com.br